Surfista Kalani Robles, de Ubatuba, é convocado para a seleção brasileira júnior que irá disputar o Mundial da ISA
O surfista Kalani Robles, de Ubatuba, é convocado para a seleção brasileira júnior que irá disputar o Mundial da ISA (International Surfing Association) de 2026. A Surfa Brasil divulgou a lista dos convocados: Ryan Martins (SC), Kalani Robles (SP), John Muller (SE), Luara Mandelli (PR), Maria Clara (RN) e Valentina Zanoni (SC), formam o time da categoria Sub-18. Na Sub-16, Arthur Vilar (PB), Michel Demetrio (SC), Petrus Dantas (RJ), Carol Bastides (SP), Julia Stefani (SP) e Giovanna Rocha (SP). A International Surfing Association ainda não divulgou as datas e o local da competição em 2026.

Kalani Robles, o “Kaka” é um surfista que vem se destacando no surfe brasileiro. Ele iniciou suas competições aos seis anos de idade e os primeiros títulos começaram a aparecer aos oito anos e logo sagrou-se campeão ubatubense na categoria Sub 10, e não parou mais. Aos 12 anos de idade se tornou um dos mais novos a conquistar o título de Campeão Brasileiro e aos 13, repetiu o feito se tornado bi-campeão nacional. Aos 14 anos, Kalani somava mais de 58 vitórias. No ano passado, 2025, o surfista de Ubatuba foi vice-campeão Sub-16 da etapa do CBSurf de Base 2025.
A Seleção Brasileira Junior vai participar do programa de treinamento desenvolvido pelo Surf Brasil e os jovens talentos da nova geração terão um acompanhamento especial durante toda a temporada. É um trabalho importante, visando a preparação e ganho técnico e competitivo para os surfistas que vão buscar medalhas para o Brasil no ISA World Junior Surfing Championship 2026. O local e a data da principal competição das categorias de base do surf mundial, ainda serão anunciados pela International Surfing Association.
“O futuro do nosso esporte está em nossos jovens e a Seleção Brasileira Junior representa mais uma nova geração do surf no nosso país. Por isso, a melhor preparação e capacitação deles, é um dos principais objetivos do Surf Brasil”, destaca Paulo Moura, vice-presidente e diretor de esportes da Confederação Brasileira de Surf. “Estamos sempre trabalhando com foco exclusivo para oferecer o melhor aos nossos atletas em todas as categorias e modalidades. Com respeito e de olho no futuro do surf brasileiro, o Surf Brasil vem buscando proporcionar as melhores condições para nossos atletas irem em busca dos seus sonhos dourados”.
Com a finalidade de proporcionar ganho técnico para os surfistas alcançarem o nível de alto rendimento esportivo e, visando a melhor preparação possível para o ISA World Junior 2026, a Seleção Brasileira receberá acompanhamento técnico permanente durante todo o ano. Além disso, serão realizados campos de treinamento voltados para o desenvolvimento dos atletas, comandados pelo diretor técnico do Surf Brasil, Guga Arruda. Nos “surf camps”, eles contarão com uma equipe multidisciplinar, formada por renomados técnicos de surf, preparador físico e ainda terão acompanhamento médico, psicológico e nutricional.
SELEÇÃO BRASILEIRA JUNIOR FORMADA PELO RANKING DE BASE 2025
A Seleção Brasileira Junior foi formada utilizando o critério técnico dos resultados obtidos pelos surfistas no Campeonato de Base de 2025, realizado na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no município do Ipojuca, em Pernambuco. Alguns ultrapassam o limite de idade da categoria para o Mundial de 2026 e as vagas ficaram para os próximos do ranking. Foi o caso dos campeões brasileiros Guilherme Lemos (RJ) da categoria Sub-18, Yuri Gabryel da Sub-16 e da campeã e vice da Sub-18, Aysha Ratto (RJ) e Alexia Monteiro (RS), respectivamente.
O vice-campeão Sub-16, Kalani Robles (SP), também excede o limite de idade desta categoria neste ano, mas entrou na Seleção Brasileira Sub-18 por ter ficado em terceiro no ranking. O vice-campeão Sub-18, Ryan Martins (SC), herdou o posto de número 1 da categoria e outro paulista, John Muller, que representou o estado de Sergipe no Campeonato Brasileiro de Base em 2025, completou o time masculino. Ele ficou em quinto no ranking e ganhou a vaga porque o quarto colocado, Arthur Vilar (PB), se classificou na categoria Sub-16.
O estado de São Paulo vem ganhando o título de melhor equipe desde 2022 e mais duas paulistas formam a Seleção Brasileira Sub-16 deste ano, Julia Stefani e Giovanna Rocha. Outra expoente da nova geração é Valentina Zanoni (SC), de apenas 14 anos de idade, que completa o time Sub-18 com Maria Clara (RN) e Luara Mandelli (PR), que participa dos programas de treinamento da Confederação Brasileira de Surf desde o início da gestão Teco Padaratz.
SELEÇÃO BRASILEIRA JUNIOR SUB-18:
1º- Ryan Martins (SC) completa 18 anos em 27 de março
2º- Kalani Robles (SP) completa 17 anos em 26 de março
3º- John Muller (SE) completou 18 anos em 9 de janeiro
1ª- Luara Mandelli (PR) completa 18 anos em 21 de abril
2ª- Maria Clara (RN) completa 17 anos em 19 de fevereiro
3ª- Valentina Zanoni (SC) completa 15 anos em 18 de junho
SELEÇÃO BRASILEIRA JUNIOR SUB-16:
1º- Arthur Vilar (PB) completa 15 anos em 18 de agosto
2º- Michel Demétrio (SC) completa 16 anos em 26 de agosto
3º- Petrus Dantas (RJ) completa 16 anos em 2 de junho
1ª- Carol Bastides (SP) completa 15 anos em 16 de julho
2ª- Julia Stefani (SP) completa 15 anos em 28 de outubro
3ª- Giovanna Rocha (SP) completa 16 anos em 10 de julho

Comentários
Postar um comentário