Brasil termina em terceiro lugar no mundial júnior de surfe disputado no Peru




O brasileiro Pablo Gabriel(RJ) é o quarto melhor do mundo em 2025, entre os surfistas com até 16 anos de idade. Ele fechou a participação da Seleção Brasileira Junior da Confederação Brasileira de Surf, com a medalha de cobre na categoria Sub-16 do ISA World Junior Surfing Championship 2025 encerrado neste domingo(14), no Peru. No Sub-16 masculino, a medalha de ouro ficou com o australiano Ocean Lancaster, a do Sub-18 masculino foi vencida pelo espanhol Dylan Donegan e as campeãs nas finais femininas, foram a norte-americana Bailey Turner na Sub-16 e a espanhola Sol Borelli na Sub-18. Já o título de melhor equipe ficou com a Austrália pelo segundo ano consecutivo e o Brasil terminou em terceiro lugar, entre os 57 países representados por 427 surfistas nos 9 dias de show de surf da nova geração nas ondas de Punta Rocas, em Lima.

 

Entre os 12 atletas da Sub18 e Sub 16, cinco deles representavam São Paulo, sendo, três deles, do Litoral Norte Paulista: Matheus Neves, de São Sebastião e Kailani Reno e Maeva Guastala, de Ubatuba. Os outros dois surfistas de São Paulo eram Pedro Ferreira(Peruibe) e Carol Bastides (Praia Grande). No Sub 18 masculino, Matheus Neves, de São Sebastião e Kailani Reno, de Ubatuba, caíram nas quartas de final. No Sub 18 feminino, Aysha Ratto e Luara Mandelli também caíram nas quartas de final. No Sub 16 feminino, Maeva Guastala, de Ubatuba, foi eliminada pela australiana Lucy Darasch, também, nas quartas de final. No Sub 16 masculino, Pablo Gabriel(RJ) e Anuar Chiah(PR) disputaram as semifinais da categoria neste domingo, mas apenas Pablo Gabriel(RJ) foi bem, terminando em quarto ugar na categoria.

 

ISA World Junior Surfing Championship é, verdadeiramente, a principal competição das categorias de base do mundo. No Peru, foi apresentada a nova geração que poderá brilhar no cenário internacional nos próximos anos. Essa 21.a edição estabeleceu um novo recorde de 57 países representados por 427 surfistas. O Brasil foi uma das 13 nações que chegaram no domingo para disputar as medalhas em Punta Rocas, com Anuar Chiah parando na semifinal que classificou Pablo Gabriel para a decisão Sub-16. O ISA World Junior é o evento que marca o início da caminhada rumo as Olimpíadas ou ao Circuito Mundial.

 

Dos 72 surfistas que participaram das duas edições que o surf disputou medalhas nos Jogos Olímpicos, 59 competiram no ISA World Junior. Entre eles, os campeões mundiais Gabriel Medina e Filipe Toledo, que em 2011 festejou seu primeiro título internacional, com a medalha de ouro Sub-16 nas mesmas ondas de Punta Rocas, no Peru. A medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024, Tatiana Weston-Webb, também iniciou sua carreira no Mundial Junior da ISA, assim como as campeãs mundiais Carissa Moore e Caroline Marks, entre tantas outras.


 FONTE :  https://noticiasdaspraias.com/2025/12/14/brasil-terminou-em-terceiro-lugar-no-mundial-junior-de-surfe-disputado-no-peru/

Comentários