terça-feira, 23 de julho de 2024

Ryan Kainalo e Arena Rodriguez são campeões sul-americanos Pro Junior da WSL em 2024

 

Ryan Kainalo garantiu o bicampeonato com duas vitórias no Peru (Crédito da Foto: FENTA)

By João Carvalho | 22 de julho de 2024 | noticiasprincipal

Florianópolis, Santa Catarina (Segunda-feira, 22 de julho) – A peruana Arena Rodriguez Vargas e o brasileiro Ryan Kainalo, ambos com 18 anos de idade, são os campeões sul-americanos da categoria Pro Junior Sub-20 da World Surf League em 2024. Ryan conquistou o bicampeonato consecutivo, vencendo as duas etapas seguidas realizadas em junho no Peru e a Arena festejou seu primeiro título com 100% de vitórias nos três resultados computados no ranking da WSL South America. Os dois e os vice-campeões, o brasileiro Cauet Frazão, 19 anos, e a peruana Catalina Zariquiey, de apenas 15 anos de idade, vão representar a América do Sul no próximo Mundial Junior da World Surf League.

Os títulos sul-americanos de 2024, foram decididos nas duas etapas seguidas que aconteceram em junho no norte do Peru. O ubatubense Ryan Kainalo não tinha ido bem nas duas primeiras, o Billabong Señoritas Open Pro em Punta Hermosa no Peru e o Saquarema Surf Festival no Brasil. Ele chegou no Peru em oitavo lugar no ranking liderado pelo catarinense Leo Casal, com Cauet Frazão, campeão em Saquarema, na segunda posição. Ryan precisava de bons resultados e conseguiu duas vitórias, no Lobitos Pro Junior e no Huanchaco Pro Junior, para assumir a liderança do ranking.

Cauet Frazão vencendo o Saquarema Surf Festival (Fioto: Daniel Smorigo / 213 Sports)



Uma quinta etapa estava prevista para acontecer em novembro também no Peru, mas ela não foi confirmada, então o Circuito Pro Junior de 2024 da WSL South America foi finalizado com as quatro etapas completadas no norte do país andino. Na penúltima em Lobitos, Ryan Kainalo derrotou o catarinense Ryan Martins na decisão do título nas esquerdas perfeitas de Piscinas. E em Huanchaco, a final nas esquerdas da Playa El Elio foi contra Cauet Frazão, que garantiu a segunda posição no ranking e a classificação para o seu primeiro Mundial Junior da WSL com este resultado.

“Essa conquista foi muito importante pra mim”, disse Ryan Kainalo“Foi um momento que eu não estava bem no ranking e fui pro Peru precisando fazer dois grandes resultados. Eu precisava praticamente de dois primeiros lugares, então eu tive que dar meu máximo lá. Foi algo que me deu muita confiança e consegui as duas vitórias que eu precisava para ser campeão sul-americano de novo”.

Os dois títulos sul-americanos consecutivos de Ryan Kainalo, foram conquistados depois do paulista de Ubatuba ser vice-campeão também por dois anos seguidos, quando o cearense Cauã Costa foi bicampeão em 2021 e 2022. Por causa da pandemia, não houve disputa pelo título mundial Junior da WSL em 2020 e 2021, mas o de 2022 aconteceu em janeiro de 2023 na Califórnia, com Ryan Kainalo parando nas oitavas de final. O título de 2023 foi decidido em janeiro deste ano também na Califórnia e o brasileiro perdeu nas quartas de final para Jett Schilling, que se tornou o primeiro campeão mundial Junior dos EUA.

“Eu consegui a vaga pela terceira vez consecutiva pro Mundial Junior da WSL, então esse ano vai ser diferente. A preparação toda será levada mais a sério, porque é um sonho ganhar esse campeonato e ter esse título de campeão mundial na WSL”, disse Ryan Kainalo, que pode aumentar o recorde do Brasil nessa competição para surfistas com até 20 anos de idade, iniciada em 1998. Nas 23 edições realizadas, 9 títulos mundiais foram vencidos por brasileiros, contra 6 da Austrália, 4 do Havaí, 1 da África do Sul, 1 de Portugal, 1 da França e os Estados Unidos só ganharam o primeiro deles em janeiro deste ano.

Arena Rodriguez Vargas e Catalina Zariquiey no pódio do Lobitos Pro Junior (Crédito da Foto: FENTA)

TÍTULO INÉDITO – Na categoria feminina, as peruanas Arena Rodriguez Vargas e Catalina Zariquiey vão buscar um título inédito para a América do Sul. Na última edição em Oceanside, na Califórnia, a também peruana Sol Aguirre, recordista com quatro títulos sul-americanos no currículo, chegou bem perto da decisão. Ela foi até as semifinais e terminou em terceiro lugar, perdendo para a norte-americana Zoe BenedettoArena Catalina vão disputar o Mundial Junior da WSL pela primeira vez.

A campanha da Arena Rodriguez Vargas esse ano foi espetacular. Ela começou a temporada vencendo a primeira etapa na Playa Señoritas, em Punta Hermosa, no Peru. Ganhou a segunda também na Praia de Itaúna, em Saquarema, mas Catalina Zariquiey acabou com a sua invencibilidade na decisão da etapa de Lobitos. As duas se encontraram na final de Huanchaco também e Arena Rodriguez vingou a derrota, para computar 100% de vitórias nos três resultados registrados no ranking final da WSL South America.

Arena Rodriguez Vargas vencendo o Saquarema Surf Festival (Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports)

“Estou muito orgulhosa por ter conquistado o título sul-americano Pro Junior e de me classificar para o Mundial Junior da WSL junto com Catalina Zariquiey, outra surfista peruana que está se destacando”, disse Arena Rodriguez Vargas“Antes deste ano, eu nunca tinha me saído bem na categoria Pro Junior, então foi incrível vencer três dos quatro eventos. Ir para o Mundial Junior tem sido sempre uma meta minha e agora eu vou. Estou muito feliz em ver tantas peruanas brigando pelas vagas em todas as etapas e é um orgulho ter duas surfistas do Peru representando a América do Sul no Mundial Junior da WSL”.

A World Surf League ainda não anunciou oficialmente, onde e quando será a disputa pelos títulos mundiais de 2024. A previsão é de que o evento possa acontecer novamente no mês de janeiro na Califórnia, Estados Unidos, onde foram decididos os títulos de 2022 e de 2023. Os últimos campeões mundiais da América do Sul, foram os brasileiros Mateus Herdy em 2018 e Lucas Vicente em 2019, ambos conquistados em Taiwan. Na Califórnia, o australiano Jarvis Earle e a portuguesa Francisca Veselko ganharam os títulos de 2022 e o californiano Jett Schilling e a australiana Sierra Kerr venceram os de 2023.

Catalina Zariquiey de apenas 15 anos já vencendo etapa da categoria Sub-20 (Crédito da Foto: FENTA)

CAMPEÕES SUL-AMERICANOS PRO JUNIOR DA WSL:
——- desde a estreia da categoria feminina em 2006 
2024 Sub-20 – Ryan Kainalo (BRA) e Arena Rodriguez Vargas (PER)
2023 Sub-20 – Ryan Kainalo (BRA) e Isabelle Nalu (BRA-SC)
2022 Sub-20 – Cauã Costa (BRA) e Sol Aguirre (PER)
2021 Sub-20 – Cauã Costa (BRA) e Sol Aguirre (PER)
2020 – Pandemia do Covid-19 não teve nenhuma etapa
2019 Sub-18 – Raul Rios (PER) e Taina Hinckel (BRA-SC)
2018 Sub-18 – Samuel Pupo (BRA-SP) e Sol Aguirre (PER)
2017 Sub-18 – Mateus Herdy (BRA-SC) e Sol Aguirre (PER)
2016 Sub-18 – Weslley Dantas (BRA-SP) e Taina Hinckel (BRA-SC)
2015 Sub-20 – Deivid Silva (BRA-SP) e Miluska Tello (PER)
2014 Sub-20 – Deivid Silva (BRA-SP) e Miluska Tello (PER)
2013 Sub-20 – Luan Wood (BRA-SC) e Melanie Giunta (PER)
2012 Sub-20 – Italo Ferreira (BRA-RN) e Rosanny Alvarez (VEN)
2011 Sub-20 – Filipe Toledo (BRA-SP) e Gabriela Leite (BRA-SC)
2010 Sub-20 – Miguel Pupo (BRA-SP) e Diana Cristina (BRA-PB)
2009 Sub-20 – Alejo Muniz (BRA-SC) e Diana Cristina (BRA-PB)
2008 Sub-20 – Alex Ribeiro (BRA-SP) e Diana Cristina (BRA-PB)
2007 Sub-20 – Wiggolly Dantas (BRA-SP) e Marina Werneck (BRA-SC)
2006 Sub-20 – Heitor Pereira (BRA-SP) e Anali Gomez (PER)
2005 Sub-20 – Thiago Camarão (BRA-SP) e Taís de Almeida (BRA-RJ)

CAMPEÕES MUNDIAIS PRO JUNIOR DA WORLD SURF LEAGUE:
2023: Jett Schilling (EUA) e Sierra Kerr (AUS) na Califórnia
2022: Jarvis Earle (AUS) e Francisca Veselko (PRT) na Califórnia
2020 e 2021: Cancelado por causa da pandemia do Covid-19
2019: Lucas Vicente (BRA) e Amuro Tsuzuki (JPN) em Taiwan
2018: Mateus Herdy (BRA) e Kirra Pinkerton (EUA) em Taiwan
2017: Finn McGill (HAV) e Vahine Fierro (TAH) na Austrália
2016: Ethan Ewing (AUS) e Macy Callaghan (AUS) na Austrália
2015: Lucas Silveira (BRA) e Isabella Nichols (AUS) em Portugal
2014: Vasco Ribeiro (PRT) e Mahina Maeda (HAV) em Portugal
2013: Gabriel Medina (BRA) e Ella Willians (NZL) no HD World Junior no Brasil
2012: Jack Freestone (AUS) e Nikki Van Dijk (AUS) em Bali, na Indonésia
2011: Caio Ibelli (BRA) e Leila Hurst (HAV) na Indonésia, Brasil, Austrália
2010: Jack Freestone (AUS) e Alizee Arnaud (FRA) na Indonésia e Austrália
2009: Maxime Huscenot (FRA) e Laura Enever (AUS) na Austrália
2008: Kai Barger (HAV) e Pauline Ado (FRA) na Austrália
2007: Pablo Paulino (BRA) e Sally Fitzgibbons (AUS) na Austrália
2006: Jordy Smith (AFR) e Nicola Atherton (AUS) na Austrália
2005: Kekoa Bacalso (HAV) e Jessi Miley-Dyer (AUS) na Austrália
2004: Pablo Paulino (BRA) na Austrália
2003: Adriano de Souza (BRA) na Austrália
2002: não realizado por falta de datas
2001: Joel Parkinson (AUS) na Austrália
2000: Pedro Henrique (BRA) no Havaí
1999: Joel Parkinson (AUS) no Havaí
1998: Andy Irons (HAV) no Havaí

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


FONTE :  https://wsllatinamerica.com/ryan-kainalo-e-arena-rodriguez-campeoes-sul-americanos-junior-de-2024/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque