CONHEÇA A HISTÓRIA ESPORTIVA DE JOÃO MARIA, O SUPER ATLETA QUE É AVÔ DE FELIPE TOLEDO
Assista o vídeo abaixo
Reportagem Joban Antunes e Aninha Fernandes
Texto Pitágoras Bom Pastor
Filipe Toledo pela 4ª tornou-se campeão do Rio Pro 2022, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, realizado, em Saquarema. Ele derrotou Samuel Pupo por 18.67 a 3.53 na de terça-feira, 28,a alcançando a nota máxima. Mas da onde vem o talento esportivo do campeão. Hoje você vai saber que a história do esporte na família começa com seu avô, João Maria. Vamos aos fatos
O AVÔ CAMPEÃO
João Maria de Castro de Toledo, hoje com 80 anos , é um dos maiores ídolos da história esportiva de Ubatuba. Na cidade, dentre outras coisas, ele foi o pioneiro da musculação. Suas fotos antigas exibidas nas redes sociais provocam elogios diversos. Para muitos, ele era de fato um super homem caiçara. Ele foi entrevista do pela Cancioneiro, em 4 de novembro de 2021, no Balaio Caiçara (veja vídeo acima).
O resultado do seu amor ao esporte, refletiu na carreira campeã de seu filho Ricardo Toledo. Ricardinho foi tri-campeão brasileiro de Surfe. Foi também primeiro grande surfista do litoral norte a se destacar no cenário nacional. Ricardinho foi treinado pelo pai que lhe ensinou o caminho da vitória. Seu neto, Filipe Toledo também se tornou um grande campeão.
VEJA ALGUNS DETALHES DA ENTREVISTA
João disse que se mudou para Ubatuba aos 6 meses de idade, pois seu pai montou o hotel Balneário. Lá ele se criou e ficou até se casar com Helena, a mãe de Ricardinho. Humilde ao extremo, quando os repórteres Joban e Ana Maria chegaram na sua casa, ele perguntou: – Mas porque que vocês me escolheram para entrevistar? Ana teve que lhe explicar a sua importância para história do esporte em Ubatuba.
FISIOCULTURISMO E ATÉ LUTA LIVRE
Na Ubatuba, da década de 60, João Maria, devido ao seu físico perfeito sempre era convidado a participar de desafios de força. Seu foco não era se se exibir , mas sim aprender e se aprimorar. Uma feita ele teve que enfrentar uma lutadora de luta livre no circo, para salvar a honra dos homens da cidade. Apesar de começar a luta em desvantagem João conseguiu vencê-la, a imobilizando. porém sem lhe causar danos.
Ele tem muito orgulho de ter instruído seus filhos e seus netos , longe da droga. ” Antigamente o surfe era considerado esporte de maconheiro. Skatista era vagabundo de rua, mas graças a Deus tudo mudou. “- diz João. Seu neto é muito próximo do avô e sempre que pode vai visitá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário