Começou nesta Quinta a edição 2023 do mais antigo torneio oficial de futebol de botão do Litoral Norte paulista (jogado desde 1994), o Campeonato Brasileiro AUFM (dadinho/vidrilhas).
Disputado pela última vez em 2019, ficou sem as edições seguintes devido à pandemia de Covid-19 e agora retornou ao calendário temático da associação. Esta é a 28ª edição da competição, que tem no São Paulo o maior campeão com 7 títulos. O segundo maior vencedor é o Atlético Mineiro com 4 títulos. Ao todo, 14 clubes já venceram a competição.
São 3 divisões e 56 times nas disputas por título e acesso. A 1ª divisão já foi jogada em diversos formatos, alguns com grupos e mata-mata, mas desde 2012 é jogada em pontos corridos e com 16 clubes, premiando os 4 melhores com vagas nas competições sul-americanas e punindo os 4 últimos com o rebaixamento.
O atual campeão é o Botafogo, que foi comandado por Fabrício Machado no até aqui único título brasileiro tanto da Estrela Solitária quanto do botonista. Aliás, entre os botonistas, Ralph Solera é o maior vencedor, com 15 títulos conquistados; com Sílvio Fonseca, Luciano Caliani e Fabinho Mendes ficando em segundo, com 2 títulos cada.
1ª Rodada:
Na parte de baixo da tabela, destaque para o mal início do Atlético Mineiro de Sílvio Fonseca e o Figueirense de Ralph Solera.
2ª Rodada:
Na parte de baixo da tabela, destaque para os times de Beto Monteiro, o Fortaleza e o Goiás, que mesmo fazendo jogos equilibrados, acabaram perdendo por 1 gol de diferença suas partidas e também entraram no Z4. Outro time que compõe a zona de rebaixamento é o São Paulo de José Marques.
3ª Rodada:
Com 3 jogos de cada time, o Flamengo segue na liderança isolada, único com 100% de aproveitamento. O Grêmio assume a vice-liderança após empatar com o Galo (um jogo em que vencia por 2x0 até os últimos minutos).
O grande destaque da rodada é o Avaí de Nick Schirmanoff Pastro, que venceu o favorito Bahia e assume a quinta posição (mas a terceira em pontuação, no bloco dos que ganharam 6 pontos). E o outro time de Nick, o Santos, aparece logo abaixo, com apenas 1 ponto a menos, ao lado do Cruzeiro de Alexandre Augusto e o Vasco da Gama.
Na parte de baixo da tabela, o São Paulo venceu um confronto direto na luta pela permanência na elite, ao fazer 2x0 no Fortaleza, e saiu do Z4. Quem entrou na zona foi o Atlético Mineiro, mas a Chapecoense de José Marques, primeira fora dos 4 últimos lugares, tem só 1 ponto a mais que o Galo.
Gráfico:
Nenhum comentário:
Postar um comentário