FUTEBOL AMADOR SEM MAGIA

 

O Estádio Municipal está desativado para reforma desde 2019.

O mundo do futebol é mágico e mais mágico ainda é o futebol amador.

Com dribles, cantos e gritos de alegria, o varzeano contagia o dia a dia dos amantes do esporte.

O futebol amador é assim: lances que outrora brilhavam lá para os lados dos profissionais, agora, só são vistos na várzea.

Em Ubatuba, cidade do Litoral Norte de São Paulo, o futebol amador movimenta multidões.


As manhãs e tardes de domingo, em toda a extensão dos 100 km do município, são contagiadas pelo esporte, que está presente em cada bairro, quando o Campeonato Municipal de Futebol Amador está em cena.

O palco principal dos duelos futebolísticos da cidade é o estádio Ciccillo Matarazzo, carinhosamente chamado de “Titi do Matarazzo”.

Ali, grandes clássicos, como Itaguá vs Brasília, tomavam a atenção dos torcedores. O estádio é modesto, bem ao estilo várzea, cabe, mais ou menos, uns 2 mil torcedores, mas, desde a inauguração, na década de 70, é o local preferido dos desportistas do município.

Em 2019 a magia perdeu o brilho. Logo após a final do Campeonato Municipal do ano, o estádio entrou em reforma. As obras começaram em agosto de 2019 e a previsão para a conclusão era 1 ano. Desde então, até 2020, a falta da magia do estádio era compensada pela alegria e esperança de ter um palco totalmente moderno para os jogos que seguiriam. O projeto era ambicioso. Elevador, arquibancada coberta, cabine de imprensa e mais 2 vestiários, além dos 2 que já existiam. O gramado também seria trocado e, de fato, foi. Retiraram o gramado, mas, sem substituição.

Hoje em dia a alegria de outrora, tornou-se frustração. O estádio, sem a conclusão da obra, está abandonado. O gramado deu lugar ao mato. A arquibancada, que seria coberta, está sem uso, ainda descoberta. Os 2 vestiários que existiam deram lugar a fundação de uma obra, que parece nunca acabar. A placa para a conclusão marca agosto de 2020, o exato 1 ano prometido. A esperança tornou-se desesperança, a magia perdeu o brilho. Enquanto aguardam a conclusão da reforma do estádio, que, segundo a nova administração pública, tem prazo para 2023, os amantes do esporte relembram a magia do “Titi do Matarazzo”.


FONTE.............https://goldeletra.com.br

Comentários