UBATUBA É O BERÇOS DOS CAMPEÕES NO MUNDIAL DE SURF






Surfista Filipe Toledo, considerado "o tornado brasileiro", é natural de Ubatuba e disputa o primeiro lugar no ranking mundia
l


A escolinha de surf municipal é responsável pelas manobras de surfistas hoje no topo do ranking mundial
Elaine Santos




“A Escolinha do surf traz muitos benefícios para a nossa vida. Foi onde comecei e garanto que agregou na minha carreira para eu chegar onde estou hoje”, afirma Filipe Toledo, atual número um do ranking mundial do surf. Assim como dezenas de outros nomes de destaque no esporte, Filipe afirma que a participação nas aulas diárias da Escolinha do Surf de Ubatuba, foi fundamental para a carreira.
“Sou muito agradecido por ter feito parte disso e se eu puder incentivar a garotada a fazer parte da Escolinha do Surf, farei sem nem pensar. Meu pai foi instrutor por 11 anos da Escolinha do Surf de Ubatuba e eu pude fazer parte dessa rotina de surfar todos os dias e à tarde ir para a escola, enfim, poder ter esse tempo pra mim foi realmente fundamental para chegar no resultado que estou hoje”, ressalta.
Esse mês de outubro, a Escolinha inaugura a primeira sede, na praia do Perequê Açu. Desde o início da fundação do projeto, pelas mãos do atual secretário de esportes, José Alberto Jacob, já formou mais de 7mil crianças. “Chegar onde chegou nem acreditava tanto. Ter um ex-aluno nosso disputando título mundial da primeira divisão surf, o circuito mais importante da elite do surf, nunca pensei”, afirma Jacob se referindo a Felipi Toledo.
“A escolinha foi criada no dia 4 de Abril de 1995 na Praia Grande com 30 alunos inicialmente. Eram 28 homens e 2 mulheres. Há seis anos começamos as aulas no Sapê, junto com o corrdenador Fábio Lima, que também se dedica ao projeto com aulas no Camburi. Ao todo são aproximadamente 30 alunos”, afirma o secretário de esportes Jabob.
O projeto atualmente, atende 520 alunos. Wiggolly Dantas, também na lista dos primeiros no ranking mundial do esporte tem também como berço de primeiras ondas e manobras a Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba e conta que ali teve a base de sua formação profissional e pessoal. “De segunda a sexta eu treinava, até na chuva e sempre participei de todos os campeonatos de base e essa foi minha formação que me levou ao topo onde estou hoje. 
Foram vários anos de dedicação e valeu muito a pena. Vários dias de muito esforço de abdicar de festas de família, de namoradas, pra chegar onde estou hoje, mas reforço que a Escolinha de Surf é minha base e foi fundamental para o resultado da minha carreira, da minha vida hoje. O Alberto Jacob sempre esteve comigo, sempre me treinou me levando pra surfar de Jipe na chuva, mas tinha que treinar, tinha que fazer séries de baterias. E assim construí meu futuro”, conta Wiggolly.

In side
Conheça outros atletas que iniciaram em Ubatuba e hoje estão em destaque no esporte com títulos nacionais e internacionais, destaque para Suelen Maraisa, Luana Coutinho e Camila Cássia, esta última atual vice líder do circuito brasileiro. Juntas elas formam o tripé do Surf feminino de Ubatuba. 

1 - Renato Galvão
(bi-campeão brasileiro profissional)
2 - Suelen Naraisa
(bi-campeã brasileira de surf profissional feminino)
3 - Edgley Santos
4 - Saulo Junior
(campeão paulista - entre outros títulos)
5 - Matheus Toledo
6 - Luana Coutinho
7 - Odirlei Coutinho
(2 vezes vice-campeão brasileiro entre outros títulos)
8 - Diego Santos
9 - Hizunone Bettero
(bi-campeão paulista profissional entre outros títulos)
10 - Camila Cássia



Fonte......PORTAL MENON

Comentários