Kung Fú, arte milenar em Ubatuba



É muito comum, quando falamos em Kung fú, lembrarmos dos atores Bruce Lee, Jack Chan e Jet Lee, estrelas de Hollywood que brilham nas telas do cinema. Porém a arte existe há milênios, ultrapassando a fronteira do antes e depois de Cristo.




O kung fú, ou wushu, nome que, em mandarim, significa, literalmente, “arte da guerra” ou “arte marcial”, surgiu por volta de 700 a.c., na Mongólia (China), e desde a criação vem se transformando, com novos adeptos e estilos diferentes. No início, muito antes de se tornar uma arte de defesa pessoal e disciplina, foi usado como arte de combate, para guerras. Imperadores, ao longo dos séculos, usufruíram do conhecimento para realizar suas conquistas. O estilo rigoroso do treinamento, alto desenvolvimento de resistência física e forte habilidade com espadas, bastões e machados formavam guerreiros muito resistentes, prontos para batalha.
Com o passar dos séculos, a arte milenar, especialmente em Ubatuba, virou sinônimo de boa conduta e paz. O treino, além do preparo físico, transmite conscientização e equilíbrio emocional, preparando atletas e bons cidadãos. Para contar um pouco da história do Kung Fú, em Ubatuba, entrevistamos Maico Ramos, Campeão Brasileiro e professor da modalidade.

Elias José Santos. Maico, para começar, nos explique a diferença entre os estilos de kung fú? Aproveitando, nos diga, quantos estilos de kung fú existem no Brasil, você sabe?

Maico Ramos. Então, nós treinamos o estilo Shaolin do Sul, que usa bases leves (pernas leves), saltos e acrobacias, chutes mais baixos, e, quando se usa o braço, os movimentos são de agilidade, com ataques rápidos e fortes. O outro estilo que existe é Shaolin do Norte, as bases são mais sólidas, com pernas fortes e resistentes, quase não usa os braços, os movimentos são no chão, sem saltos. Um estilo acaba tendo um pouco do outro. Contudo, são esses movimentos que separam os estilos. No Brasil, pelo meu conhecimento, só há os dois estilos.

Quando iniciou o estilo Shaolin do Sul em Ubatuba?

Iniciou com o mestre Tsao a Po, em 1984, tendo como seu primeiro professor (laoshi) Marildo. Hoje tem diversos professores formados na cidade, divulgando nossa arte marcial que traz muita qualidade de vida para os praticantes. Minha academia está localizada na rua Batista de Oliveira, 383, no bairro Silop. Eu sou professor, faixa preta, desde 2006 e ensino Kung fú tradicional, moderno, Boxe chinês e Tai chi Chuan.
Você dá aulas para muitas crianças, qual a idade ideal para iniciar no Kung Fú?

A idade ideal é a partir dos 5 anos, quando a criança tem uma mente limpa, pronta para absorver conhecimento, tenho bastante crianças treinando.

Nos anos 90 o Kung Fú era muito procurado aqui em Ubatuba, você acha que hoje em dia acontece o mesmo, ou a procura é menor?

 Hoje em dia a procura é menor. Temos vários estilos de lutas na cidade, isso dividiu o público.

O que é boxe chinês, qual a diferença dele para o boxe tradicional?

Sànshǒu Sǎndǎ, literalmente, "luta livre" ou Sànshǒu, "mãos livres", muito conhecido como Boxe-Chinês, é uma forma chinesa moderna de combate corpo-a-corpo, um sistema de autodefesa, um esporte de combate.
Boxe chinês é kung fú wushu, assim como muay thai é boxe tailandês, karatê o boxe japonês etc.
Pelo que sei kung fú wushu e muay thai são estilos de kickboxing, que pode usar os pés e as mãos. A diferença está aí, no boxe tradicional (americano), não usa as pernas.

Apresente-se para as pessoas. Quem é Maico Ramos, como pessoa e professor de Kung Fú?

Bom, sou brasileiro, nascido em Ubatuba, filho de Marildo B. Silva e Márcia S. Ramos, tenho nove irmãos. Sou Casado com Luciana B. S. Ramos e tenho três filhos. Sou apaixonado pela arte marcial desde os 3 anos de idade, quando iniciei. Segui minha carreira competindo, até me formar faixa preta, com 21 anos, e comecei a dar aulas de Kung fú e boxe chinês. Sou professor há 11 anos. Em meus treinos, ensino meus alunos a ter respeito com o próximo, disciplina e paz interior, além do fortalecimento do corpo e equilíbrio mental.

Passe os horários de treino e as categorias que sua academia oferece.

Kung fú tradicional:
Segunda, quarta e sexta
Crianças: 19h00
Adulto: 20h30
Boxe chinês:
Terça e quinta
7h00 - 20h00 acima de 12 anos
Temos horários disponíveis para aulas crianças.

Comentários